picture 2

Perda de Memória Não é o único Sinal de Demência

Segundo especialistas, além da perda de memória, existem outros cinco sinais comuns que podem indicar demência. Conheça alguns deles.

  • Problemas financeiros Dificuldades em administrar finanças podem surgir anos antes que os problemas de memória se tornem evidentes. Isso pode incluir esquecer de pagar contas ou ser incapaz de manter um orçamento. Como a gestão financeira envolve várias regiões cerebrais, ela pode ser uma das primeiras áreas a mostrar sinais de declínio cognitivo. Esse comportamento é especialmente comum em pessoas com demência frontotemporal, que podem tomar decisões financeiras impulsivas ou confiar em quem normalmente não confiariam, tornando-se mais vulneráveis a golpes.
  • Problemas de sono Mudanças bruscas nos hábitos de sono, como acordar muito cedo ou ter dificuldade em se manter acordado durante o dia, podem ser um indicativo precoce de demência. Na demência com corpos de Lewy ou na doença de Parkinson, as pessoas podem começar a “representar” seus sonhos, gritando ou se movendo durante o sono REM, um sinal de que o controle do sono está sendo prejudicado.
  • Mudanças de personalidade Alterações sutis na personalidade, como o aumento da introversão, a diminuição da amabilidade ou a perda de autoconsciência, podem ocorrer antes mesmo de os sintomas cognitivos se manifestarem. Por exemplo, alguém pode se tornar mais retraído socialmente ou deixar de frequentar encontros com amigos. Essas mudanças podem ser espontâneas, causadas pelos danos no cérebro, ou decorrentes de dificuldades em lidar com tarefas cotidianas devido à demência.
  • Problemas de condução Dirigir é uma atividade cognitivamente complexa e, por isso, dificuldades ao volante podem ser um dos primeiros sinais de declínio cognitivo. Arranhões no carro, acidentes leves, ou desrespeitar sinais de trânsito são sinais de alerta. À medida que a capacidade cognitiva diminui, as pessoas podem evitar dirigir em condições difíceis, como à noite ou em mau tempo.
  • Perda de olfato A perda de olfato pode ocorrer anos antes dos primeiros sintomas de Alzheimer ou demência com corpos de Lewy. O sistema olfativo, que controla o sentido do olfato, é uma das primeiras áreas do cérebro afetadas por essas doenças. Diferentes tipos de demência afetam o olfato de maneiras variadas; por exemplo, pessoas com Alzheimer podem sentir odores, mas não conseguem identificá-los corretamente.

Esses sinais, isoladamente, podem ser atribuídos a outros fatores, como o envelhecimento natural ou problemas de saúde. No entanto, se ocorrerem em conjunto, é importante buscar orientação médica.

Destaques

Portal Idade Dourada

Veja todos os posts de Portal Idade Dourada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Seja o primeiro a Saber

Receba as últimas novidades sobre o site Idade Dourada diretamente em seu e-mail!

Publicidade

Publicidade

Pular para o conteúdo