A Polícia Civil do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desmontou uma falsa central bancária que aplicava golpes em idosos, na manhã desta sexta-feira (4). A operação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em São Paulo e Guarulhos. Três pessoas, dois homens e uma mulher, estão sob investigação.
A 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionatos e Crimes Contra a Fé Pública, da Divisão de Investigações Gerais (DIG), está à frente do caso. Durante as buscas, foram identificados materiais que serão analisados pela Secretaria de Segurança Pública.
A investigação começou após a denúncia de uma vítima que perdeu R$ 56 mil no golpe. A central fraudulenta era usada para contatar clientes de bancos, alegando que havia sido detectada uma fraude em suas contas. Os criminosos instruíam os idosos a procurar ajuda no banco, mas alertavam sobre um possível envolvimento de funcionários da agência, convencendo as vítimas a transferirem o dinheiro para contas controladas pelos golpistas. O caso foi registrado como estelionato qualificado e organização criminosa.